-
Arquitetos: Angá Arquitetura
- Área: 33 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Concresteel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Disposta no meio das araucárias, com os bichos ao redor, a estufa foi pensada para, em um único espaço, a família poder cuidar das plantas, jogar jogos e passar tempo juntos.
A estufa possui uma volumetria simples. O bloco da frente tem meia parede de pedra e, sobre ela, caixilhos de vidro com estrutura de ferro. A parede de pedra do fundo esconde o depósito aberto atrás da estufa, além de servir como plano de fundo para a estante de madeira. O fechamento superior é em sua maior parte também de vidro, tendo apenas no fundo um fechamento em telha shingle, para proteger a estante de madeira e o depósito.
Nas duas laterais da estufa, contentores de pedra com tampas de ferro servem para armazenar terra e adubo, além de uma composteira. Os materiais foram definidos tomando como referência a casa já existente no terreno: madeira e pedra. A pedra e o vidro foram orientados também por uma plástica que sumisse na paisagem, que é repleta de vegetação.
O piso frio, as prateleiras e a bancada de trabalho de pedra foram pensados para aguentar a umidade das plantas. Para que o espaço não ficasse impessoal e desinteressante, o piso ganhou um desenho preto e branco em diagonal. Ao fundo, uma estante de madeira esquenta o ambiente, tornando-o mais aconchegante e cria espaço para armazenar e expor objetos e peças decorativas da família.
Uma mesa foi colocada no centro, servindo como apoio para o trabalho e manuseio das plantas e, ao mesmo tempo, se tornando espaço de encontro: momentos de lazer com quebra-cabeças e reunindo toda a família para um bom papo acompanhado de vinho. Uma bancada em U e prateleiras contornam a mesa e preenchem o espaço com vasos e plantas. A ideia era que, sentadas à mesa, todos fossem rodeados por flores.